Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, apresentou oficialmente nesta segunda-feira, 4 de agosto, os quatro primeiros ônibus elétricos que passam a integrar a frota do transporte público urbano da cidade.
A entrega simbólica aconteceu em frente à Catedral Metropolitana, com a presença do prefeito Ricardo Silva (PSD), do superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, e de representantes das concessionárias que operam o sistema.
Os novos veículos fazem parte do programa EcoBus – Mobilidade Sustentável e representam um avanço na modernização do transporte coletivo. Totalmente elétricos, os ônibus não emitem poluentes, oferecem condução silenciosa e são ideais para o ambiente urbano.
O modelo escolhido foi o ANKAI OE-12, que conta com:
Capacidade para 78 passageiros (34 sentados e 44 em pé)
Ar-condicionado
Wi-Fi
Entradas USB
Plataforma elevatória para pessoas com deficiência
7 câmeras internas, reforçando a segurança dos usuários
Durante o evento, o prefeito Ricardo Silva destacou a importância da iniciativa:
“Estamos dando um passo importante rumo a um novo conceito no transporte público. São ônibus modernos que permitem a conectividade com o passageiro. A chegada desses primeiros ônibus elétricos simboliza nosso compromisso com a inovação e com a sustentabilidade”.
Ele também ressaltou que a medida é parte de um novo modelo de gestão focado no usuário:
“Queremos que todos utilizem o transporte coletivo e que estes ônibus levem até onde as pessoas querem chegar”.
Logo após a entrega das chaves simbólicas aos motoristas, houve um passeio experimental pelas principais ruas do centro com os novos ônibus, acompanhados por técnicos, imprensa e convidados.
As primeiras linhas a receber os veículos elétricos são:
901 – Norte-Sul 1ª
904 – Leste-Oeste 2
104 – Jardim Canadá
305 – Jardim Nova Aliança
Atualmente, o transporte coletivo de Ribeirão Preto opera com 334 ônibus em 119 linhas.
Entre os anos de 1982 e 1999, Ribeirão Preto contou com um sistema de transporte público movido por energia elétrica: os trólebus.
🚎 Foram 17 anos de operação, com uma frota composta por 22 veículos, que circulavam em uma rede de 53,4 km de extensão.
🔌 Alimentados por fiação elétrica aérea, os trólebus representaram uma inovação para a época, sendo reconhecidos pela população como um meio de transporte confortável, rápido e moderno.
📍Apesar de sua curta duração, o sistema deixou saudades e permanece na memória de muitos moradores como um símbolo de mobilidade urbana eficiente e sustentável.