
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Botafogo iniciou, nesta quarta-feira (26), uma grande reformulação em seu elenco para a temporada 2026, anunciando a saída de 16 jogadores. A lista inclui atletas de diferentes setores do campo e dá continuidade ao movimento iniciado na terça-feira, quando o clube comunicou, com homenagem, a despedida do lateral-esquerdo Jean Victor, ídolo recente e líder do grupo.
No sistema defensivo, não terão seus contratos renovados o goleiro João Carlos, os zagueiros Alisson Cassiano e Rafael Milhorim, o lateral-direito Wallison e os laterais-esquerdos Jean Victor e Gabriel Risso.
João Carlos, titular em boa parte de sua passagem iniciada em 2024, perdeu espaço para Victor Souza ao longo do ano. O atual titular tem vínculo somente até o fim de novembro, mas a diretoria negocia permanência.
Cassiano e Milhorim chegaram este ano, mas não conseguiram firmar-se na equipe, perdendo a disputa por espaço para Ericson e Vilar na reta final da Série B. Wallison, contratado para 2024, oscilou bastante e enfrentou críticas da torcida, atuando majoritariamente como reserva.
Na lateral esquerda, Jean Victor encerra um ciclo marcante: foi capitão, referência do elenco e peça importante no acesso à Série B em 2022. Em 2025, entretanto, viu Gabriel Risso assumir a titularidade — o argentino também está de saída.
O meio-campo também terá mudanças significativas. Um dos destaques recentes, o argentino Alejo Dramisino — que ganhou espaço com Ivan Izzo, fez 37 jogos, marcou um gol e deu uma assistência — está entre os dispensados.
Com ele, deixam o clube: Gabriel Bispo, Jhony Douglas, Wesley Dias e Matheus Barbosa.
No setor ofensivo, mais cinco jogadores estão de saída. O nome mais conhecido é o ponta Robinho, contratado em 2023 e prejudicado por seguidas lesões no joelho. Completam a lista Jonathan Cafu, Matheus Regis, Gabriel Barros e Ronie Carillo, todos recém-chegados para a temporada de 2025.
Entre os atletas que disputaram a última Série B, podem permanecer no elenco:
o goleiro Victor Souza;
os zagueiros Vilar, Ericson e Carlos Eduardo;
os meio-campistas Leandro Maciel e Marquinho;
os atacantes Léo Gamalho, Jefferson Nem e Guilherme Queiroz.
O meia-atacante Gustavo Bochecha e o lateral-direito Jeferson, ambos lesionados, ainda terão seus futuros definidos após recuperação.
Com a reformulação, o Botafogo abre espaço para reforços e para a construção do elenco que disputará os desafios de 2026.