
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Em visita à Turquia nesta sexta-feira (28), o Papa Leão XIV fez um apelo pela paz e pela unidade entre os cristãos, em um gesto raro de ecumenismo em uma das regiões historicamente mais importantes para a fé cristã.
O pontífice esteve na antiga cidade de Niceia, hoje Iznik, onde participou de uma oração ecumênica junto ao Patriarca Ortodoxo Bartolomeu I. O local é considerado o berço do Primeiro Concílio da Igreja, realizado há 1.700 anos, que definiu doutrinas fundamentais do cristianismo, como a natureza divina de Jesus e a data da Páscoa.
Encontro simbólico pela unidade
Em um gesto carregado de simbolismo, os dois líderes religiosos rezaram juntos em inglês, grego e árabe em uma plataforma sobre as águas no Parque Arqueológico de Iznik, local que abriga os vestígios do que se acredita ser uma Catedral do Século IV.
Leão XIV classificou como “escandalosas” as divisões entre os cerca de 3 bilhões de cristãos no mundo e condenou o uso da violência em nome da religião. Já o Patriarca Bartolomeu exortou os líderes cristãos a “seguirem em frente, juntos”, evocando o espírito de unidade do Concílio de Niceia.
Defesa dos imigrantes
Durante a visita, o Papa americano também reforçou uma de suas bandeiras: a defesa dos imigrantes. Na Turquia – país de maioria muçulmana com 86 milhões de habitantes e que abriga quase 4 milhões de estrangeiros –, ele pediu ajuda para essa população. Assim como seu predecessor, o Papa Francisco, Leão XIV trata o tema como prioridade e já se posicionou contra políticas anti-imigração, como as do ex-presidente dos EUA Donald Trump.
A comunidade católica no país é pequena, representada por pouco mais de 30 mil fiéis.