
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A cidade de Ribeirão Preto sediará em março de 2026 a Jornada Artístico-Literária por uma Educação Plural, um evento inédito que trará grandes nomes da literatura negra e indígena nacional, além de uma extensa programação cultural gratuita. O anúncio oficial será feito nesta quarta-feira (17), às 19h, no Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Rua Goiás, 1072, Campos Elíseos).
O evento é uma realização do Instituto Plural de Educação e Cidadania Vila Bela, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Ribeirão Preto.
Grandes nomes confirmados
Entre os autores já anunciados estão:
Teresa Cárdenas – Escritora cubana
Esmeralda Ribeiro – Escritora e organizadora dos Cadernos Negros
Joel Zito Araújo – Pesquisador e cineasta premiado
Bárbara Carine – Vencedora do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Educação com o livro “Como ser um educador antirracista”
Programação cultural e educativa
A jornada ocorrerá em espaços públicos como a esplanada do Theatro Pedro II e escolas da rede municipal, que receberão oficinas literárias e artísticas. O público em geral terá acesso gratuito a:
Oficinas culturais: Turbantes, bonecas negras, tranças, arte naif, capoeira, dança afro e samba de roda.
Apresentações artísticas:
Grupos de samba homenageando ícones como Dona Ivone Lara, Cartola e Alcione.
Manifestações afro-brasileiras: Congada, jongo, maracatu, samba de coco e moçambique.
Lançamento com samba de roda baiano
O evento de lançamento nesta quarta-feira contará com a presença do Mestre Primeiro, de Santo Amaro da Purificação (BA), da sambadeira Rita Santos e do grupo Raiz Samba 6, garantindo uma noite de autêntico samba de roda do recôncavo baiano.
A Jornada Artístico-Literária promete fortalecer a representatividade e a produção cultural negra e indígena na região, com programação totalmente gratuita e aberta à população.