Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma aeronave modelo King Air, prefixo PS-BVP, que levava a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões e outras quatro pessoas, precisou retornar ao Aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca (SP), pouco após a decolagem com destino a Alto Paraíso de Goiás (GO), na tarde desta segunda-feira (27).
A decolagem ocorreu às 15h10, mas segundo a assessoria da dupla, houve um estouro de pneu durante a decolagem, obrigando o piloto a retornar. Na tentativa de pouso, a aeronave chegou a sair da pista, conforme informou a Rede Voa, responsável pela administração do aeroporto.
Apesar do susto, ninguém se feriu. No entanto, o show programado para a noite foi cancelado por motivos de segurança e logística.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tem capacidade para sete passageiros, está com documentação regular e autorização para táxi aéreo.
O Aeroporto de Franca, localizado às margens da Rodovia Rio Negro e Solimões, foi construído nos anos 1970 e passou por diversas reformas ao longo do tempo. Em 2020, com a pandemia, teve suas operações suspensas.
Em 2021, foi privatizado e passou por obras de reestruturação, voltando a operar apenas em dezembro de 2024, com voos de aeronaves de pequeno porte — capacidade para até nove passageiros e transporte de cargas.
A situação reacende o debate sobre a infraestrutura e segurança operacional do aeroporto, que é estratégico para a região.