
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou mudanças no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passam a valer desde segunda-feira (26). As principais alterações são a retirada do teste de baliza da avaliação e a possibilidade de realizar o exame em veículo com câmbio automático.
Mudanças no exame prático
Fim da baliza: A avaliação agora se concentra integralmente na etapa de circulação, incluindo conversões, uso de setas, procedimento de parada em local permitido e condução segura no trânsito real.
Carro automático permitido: Candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão fazer o exame em carros automáticos cadastrados, reconhecendo a crescente presença desse tipo de veículo na frota.
Contexto nacional e outras adequações
A mudança segue tendência de outros estados, como Mato Grosso do Sul, e integra as novas regras da CNH flexibilizada, determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro. Desde então, o governo federal registrou mais de 2,5 milhões de solicitações da primeira habilitação.
Em São Paulo, o Detran também já implantou:
Exame teórico online: Com 1 hora de duração e aprovação a partir de 20 acertos (antes eram 21).
Redução de custos: Valores máximos de R$ 90 para exames médico e psicotécnico, queda de 30% a 40%.
Críticas à flexibilização
Apesar da comemoração por parte de muitos candidatos, especialistas em segurança viária alertam que as mudanças não necessariamente melhoram a segurança no trânsito. Para o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, a simplificação do processo não garante maior preparo dos novos condutores.