
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Com o início do Carnaval nesta sexta-feira (13), especialistas reforçam a importância de manter vigilância e autocuidado para evitar que a folia termine em problemas de saúde. O período é marcado por maior exposição a microrganismos devido ao contato físico próximo e compartilhamento de objetos, aumentando a procura por pronto-atendimento para crises respiratórias, Covid, dengue e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Recomendações para curtir com segurança
Hidratação: Beba muita água, sucos naturais e água de coco. Bebida alcoólica não hidrata – pelo contrário, tem efeito diurético e pode causar desidratação.
Proteção solar: Use protetor solar no rosto e corpo, além de chapéus e óculos escuros, especialmente durante blocos de rua diurnos.
Alimentação: Prefira alimentos leves (saladas, frutas, carnes magras) e evite gordurosos ou apimentados. Fique atento à procedência do que consumir na rua para evitar infecções intestinais.
Prevenção de doenças: Use preservativo em todas as relações sexuais para prevenir ISTs (incluindo HIV, sífilis e hepatites B e C). Evite compartilhar copos e talheres para reduzir risco de gripes, resfriados e herpes.
Repelente: Use regularmente para prevenir dengue e outras arboviroses, principalmente durante o dia.
Profilaxias: Em caso de exposição de risco ao HIV, busque a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em até 72 horas. Quem tem indicação pode usar a PrEP preventivamente.
Após a folia
Monitore o surgimento de sintomas como febre, dores no corpo, manchas na pele ou feridas genitais. Se houver qualquer sinal suspeito, procure um serviço de saúde e realize testagem para ISTs.
Doação de sangue
Com a queda nos estoques durante feriados prolongados, os hemocentros pedem que quem estiver apto mantenha as doações. Informe-se na sua cidade.