
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Gustavo Marques se retratou com Daiane Muniz no vestiário e em entrevista; Federação Paulista repudiou fala e vai acionar Justiça Desportiva.
O zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, pediu desculpas públicas neste sábado (21) à árbitra Daiane Muniz após as declarações de cunho machista feitas na entrevista pós-jogo da derrota para o São Paulo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.
Na saída de campo, o defensor havia dito que “não adianta colocar mulher para apitar”, numa crítica direta à atuação da árbitra. A fala gerou imediata repercussão negativa.
Após o jogo, na zona mista do Estádio Cicero De Souza Marques, Gustavo Marques se retratou e revelou que já havia ido ao vestiário da arbitragem pedir perdão pessoalmente.
🗣️ O pedido de desculpas
“Estou aqui mais uma vez para pedir perdão para todas as mulheres do mundo e do Brasil. Falei coisas que não deveria para a Daniela (Daiane). Fui ao vestiário dela e pedi perdão para ela e para a assistente dela. Estou aqui para pedir perdão para todas as mulheres do mundo.”
— Gustavo Marques
O zagueiro admitiu o erro e citou a cobrança da própria família:
“Estou mal, triste. Minha esposa já me xingou, minha mãe já me xingou. Estou aqui para pedir perdão, estou sendo homem. Todo ser humano erra.”
Sobre o perdão da árbitra:
“Ela aceitou meu perdão. Falou para eu tomar cuidado, porque tem mulheres que não vão aceitar a fala que eu tive. Ela viu que eu estava triste, amargurado. Ela me perdoou e falou para eu ter mais cuidado com as palavras.”
⚖️ O que diz a Federação Paulista
A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu nota oficial repudiando as declarações do atleta e classificando-as como:
“uma visão primitiva, machista, preconceituosa e misógina, incompatível com os valores que regem a sociedade e o futebol”.
A entidade destacou que Daiane Muniz é árbitra FPF/CBF/FIFA e tem “a mais alta qualidade técnica”. A FPF também informou que encaminhará as declarações à Justiça Desportiva para as providências cabíveis.
🧑🏫 Técnico Vagner Mancini
O treinador do Bragantino, Vagner Mancini, disse ter sabido da declaração apenas no vestiário e elogiou a atitude do zagueiro de se retratar:
“O atleta teve a grandiosidade de ir lá e pedir desculpa. Óbvio que realmente não está certo isso, a gente tem que respeitar essa mudança que nós estamos acompanhando no planeta, não é o sexo que vai determinar a competência da pessoa.”
“Todos nós somos passíveis de erro, não temos o poder para julgar ninguém. Ele foi infeliz na sua declaração, mas o fato da pessoa mostrar a humildade, ir lá se desculpar e falar nos meios de comunicação sobre isso também, já é um ótimo sinal.”
📌 O jogo
Com bola rolando, o São Paulo venceu o Bragantino por 2 a 1 e garantiu vaga na semifinal do Paulistão. Os gols foram marcados por Bobadilla e Lucas Moura para o Tricolor, enquanto Gustavo Marques descontou para o Massa Bruta nos minutos finais. A partida ainda teve a expulsão de Alan Franco (São Paulo).
🔜 Próximos passos
Agora, o caso será analisado pela Justiça Desportiva, que pode aplicar punições ao atleta. O Bragantino ainda não se manifestou oficialmente sobre eventuais medidas internas.